sábado, 9 de fevereiro de 2008

OSSO DURO DE ROER!

Assisti ao filme TROPA DE ELITE, antes de ler o livro ELITE DA TROPA. Foi um filmaço!
Demorei um pouco em ler o livro pq achava que estava tudo ali, no filme. De que me adiantaria ler então? Como já tinha comprado o livro (amo ler!)resolvi "reler" a história. Foi uma grata supresa! As histórias narradas em ELITE DA TROPA por Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel (todos ex combatentes das forças armadas) são diferentes das contadas no filme. Elas se ligam, mas não são exatamente a mesma. Embora a história contada no cinema e as do livro, são o retrato da polícia do Rio de Janeiro. Mesmo sem vivenciá-las, sei (como todos sabem) que é exatamente o que acontece por aí ...

Um pedacinho que me chamou a atenção por ser exatamente o que eu penso, foi:

- “Sim, senhor”, foi o que me ocorreu dizer, enquanto eu pensava na merda que é o nosso país-com o perdão da heresia antipatriótica. Aliás, se meu pai fosse vivo eu não teria coragem de escrever isso, assim, com franqueza. Mas, o que fazer? O país é ou não é uma merda? Se os pobres desdentados e negros descem o morro e fecham a avenida,a ordem é botar pra foder, baixar o cacete e, se o tempo fechar, atirar antes e perguntar depois. Agora, se são os filhinhos de papai da Zona Sul, loirinhos, com sobrenome de rua, o tratamento tem de ser cinco estrelas, policiamento vip, até porque, se o tempo fechar, a corda arrebenta do nosso lado... Naquele caso, do meu lado.

Nenhum comentário: