sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O CARNAVAL EM SALVADOR.

A Praça Castro Alves, na década de 70, foi o palco da ascensão e apogeu do Carnaval baiano. No local, milhares de pessoas se reuniam e se entregavam, literalmente, por completo à festa. Ainda nos anos 70, os "Novos Baianos" ousaram e colocaram algumas caixas de som no trio, além de equipamentos transistorizados. A composição carnavalesca "Colombina", de Armando Sá e Miguel Brito, consagrada nessa época, é reconhecida oficialmente como o hino do Carnaval de Salvador.Como se não bastasse tanta mudança, uma ainda mais radical ocorreu no Carnaval 74, com o surgimento do bloco "Afro Ilê Aiyê". A entidade que deu início ao processo de reafricanização da festa contribuiu com a aparição do afoxé "Badauê" e o renascimento do afoxé "Filhos de Gandhy". Era o começo do crescimento cultural do Carnaval de Salvador; que passou a enfatizar os conflitos e a protestar contra o racismo.Em 1975 o trio elétrico "Dodô e Osmar" comemorou o jubileu de prata e retornou definitivamente à cena carnavalesca após um período de 14 anos afastado. O trio voltou com uma nova formação incluindo o músico Armandinho, filho de Osmar, e mudou o nome para "Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar".A evolução contínua do Carnaval SoteropolitanoNo início dos anos 80, a transformação do Carnaval de Salvador se intensificou mais ainda e coube ao bloco "Traz Os Montes" introduzir algumas inovações, tais como a montagem de um trio elétrico com equipamentos transistorizados, instalação de ar condicionado para refrigerar e manter os equipamentos em temperatura suportável, retirada das bocas de alto-falantes, instalação de caixas de som de forma retangular, eliminação da tradicional percussão que ficava nas partes laterais do trio e inserção de uma banda com bateria, cantor e outros músicos em cima do caminhão.Em 1981, o bloco Eva, surgido em 1980 e considerado uma das entidades mais irreverentes e inovadoras do Carnaval, decidiu radicalizar ainda mais do que o "Traz Os Montes" e contratou engenheiros para assinar o cálculo estrutural do novo trio e de todo o sistema de sonorização que importou dos Estados Unidos (como uma nova mesa de som e vários periféricos necessários para o perfeito funcionamento do trio e da banda). Assim, o Eva fez com que os outros blocos fossem obrigados a investir também em seus trios.Atualmente, o Carnaval de Salvador é, sem dúvida, um dos maiores do mundo em questão de público, audiência, participação independente de classe social, cor ou credo. Todo ano, nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, dezenas de trios elétricos dão um verdadeiro show de alegria e muita paz para todo o mundo.

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