terça-feira, 8 de janeiro de 2008

E VIVA A NATUREZA!!

Terminei o ano de 2007 com a visita de alguns sagüis na árvore da casa da minha família em Miguel Pereira(região serrana do RJ). Eles vinham pegar as bananas bem pertinho da gente. Esse até fazia pose. Linda demais essa natureza!Enviei algumas das fotos que tirei pra Netinho (o cantor baiano) e ele publicou no seu blog no sábado (05/01). Achei q vcs tb iam gostar de ver ... Bjs!Ana Paula.

INFORMAÇÕES:

SAGÜIFILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Primatas
FAMILIA: Callithrichidae
NOME CIENTIFICO: Callithrix jacchus
NOME EM INGLES: Common marmoset
OUTROS NOMES: Saguim comum; sagüim, sauim, xauim, sauí, soim, massau, tamari, mico, miquinho.
PREDADOR: Seus piores inimigos são as aves de rapina.
CARACTERÍSITCAS: Comprimento: até 30 cm, mais de 35 cm de cauda. Peso: até 240 g Cauda: não prensil Cria: 1 a 3 filhotes.
Período de gestação; 150 dias
Tempo de vida: até 20 anos.

"Os sagüis vivem em grupos pequenos (também podem ser vistos sozinhos ou em pares). As vezes formam bandos que, nas regiões pouco freqüentadas pelo homem, podem reunir trinta ou quarenta indivíduos. Já foi observado bandos mistos, formados por animais de duas ou três espécies distintas. Dormem umas doze a quatorze horas por dia. Gostam de brincar de briga e de esconde-esconde.Os sagüis são os menores macacos que existem, sua cauda longa nunca preênsil, a cabeça mais longa que larga, unhas longas com a forma de garras (exceto a do polegar) e pela presença de 32 dentes, sendo oito incisivos, quatro caninos, doze pré-molares e oito molares. O polegar não se opõe completamente, mas o hálux sim.Animais tipicamente florestais, lembram os esquilos pelo seu comportamento e na forma do corpo. Raramente adotam a postura bípede. Apoiam-se sempre nas quatro patas, ou deitam-se nos galhos, com a cauda pendente."

Nenhum comentário: